terça-feira, 28 de maio de 2013

Tati sem teto

Bom, o título é auto explicativo, por enquanto tô sem teto lá no UK...
E você deve estar se perguntando "oh meu deus, e ela não tá desesperada??"
Eu diria que um pouquinho ansiosa só, mas deixa eu explicar a história direitinho.

Como falei neste post, recebi há um tempo atrás um e-mail pedindo pra eu colocar uma ordem de preferência os alojamentos da minha universidade. Tarefa fácil, feita em poucos minutos. Óbvio que eu escolhi por primeiro os quartos individuas e depois os divididos (eu sou chata demais pra dividir quarto com alguém, quem dirá um desconhecido sabe-se lá de qual parte do mundo =P)

Eis que alguns dias depois eu entrei no facebook, e vi que tinha novidades no grupo do pessoal que vai pra Teesside University. Eram os meninos - inclusive meu namorado -, dizendo que ficaram alojados em quartos sozinhos, não nos que tem banheiro, mas isso já era de se esperar.
Corri pro meu e-mail e tava lá o bonito! =D

Abri toda feliz e empolgada! Mas como nem tudo são flores, o meu e-mail dizia que as minhas 4 primeiras escolhas (os quartos individuais) já não tinham mais vaga pra meninas.

A Tati surtou, deu um piti mesmo, saber que ela ia dividir quarto acabou com o dia dela.

Daí ela resolveu terminar de ler o e-mail (sim, ela devia ter feito isso antes). O resto do e-mail dizia que  eles não iriam colocar a Tati em nenhum quarto por enquanto, que iam esperar pra ver se alguém dos quartos individuais desistia.

UFA! Foi um alívio isso!

Como eu tinha sofrido tanto psicologicamente alguns minutos antes, resolvi mandar um e-mail pra universidade pra saber se eu tinha realmente chance de ficar num quarto sozinha (olha o desespero).
Me responderam dizendo que eu estou bem "em cima" na fila de espera, e que foi por isso que não me colocaram de cara num quarto dividido.

A outra menina que vai pra Teesside também está na mesma situação que eu, estamos as duas na espera de alguém que desista do seu quarto, pra não termos que dividir um com alguém! hehehe

Por enquanto é isso! Ainda não tenho o final da história, mas assim que ela se resolver eu conto aqui! Espero que não demore!

Beijos e até a próxima! =)

terça-feira, 14 de maio de 2013

Preparação para o visto


Cada dia que passa a viagem se aproxima, e não só ela, mas também o final do semestre da faculdade daqui, então vou aproveitar que não estou com muita coisa pra fazer agora e deixar tudo encaminhado para os passos que virão a seguir, e o visto é um deles.


Eu só viajo em setembro, portanto ainda não posso encaminhar o visto - não é aconselhável que seja feito o visto com mais de três meses de antecedência da viagem.
O visto necessário para viajar pelo Ciência sem Fronteiras é o Tier 4 (General) e os documentos necessários para fazê-lo são:

1 - CAS (Confirmation of Acceptance for Studies) - é um código de 14 dígitos misturando números e letras.  É feito pela universidade de lá e provavelmente virá junto com uma carta/e-mail contendo informações sobre  o estudante e o curso;
2 - Carta de concessão de bolsa do CNPq - é uma carta, assinada digitalmente, que nos é enviada por e-mail;
3 - Certificado de proficiência (IELTS ou TOEFL) - este até onde eu sei, tem de ser o oficial, que vem pelo correio (mas vi que tem pessoas que fizeram com o certificado online do TOEFL);
4 - Appendix 8 preenchido;
5 - Formulário online preenchido para o agendamento do visto - este formulário é o que tem no site do VAC (Visa Application Centre);
6 - Histórico escolar em português  - o mesmo enviado quando foi feita a inscrição.
7 - Histórico escolar em inglês  - novamente, o mesmo enviado quando feita a inscrição. Detalhe: não será aceitos um histórico que não seja igual ao enviado na inscrição;
8 - Passaporte.


Cada um destes documentos precisa ser entregue no VAC com uma cópia, caso não seja entregue esta cópia, você corre o risco de que o seu documento original não retorne para você. Além disso, é bom já levar as cópias de casa, pois eles não fazem cópias lá.
Resumindo: tão nem aí se tu esqueceu algo! hahaha

Depois de preencher o cadastro online (item 5 da lista acima) você tem que agendar um horário em algum VAC. Existem três opções de escritórios, um em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro em Brasília. É lá que terão de ser levados os documentos listados acima.


Pagamentos:

O valor do visto em si é pago pela internet, depois de preencher o formulário online, e juntamente com este valor entra o imposto.

Lá no VAC é feito o pagamento do Sedex para a devolução dos seus documentos e as fotos que tem de ser tiradas. Mas aqui entra um detalhe, o pagamento deve ser feito através de cartão de crédito ou débito, eles NÃO aceitam em dinheiro.

Pelo que sei, é isso!
Depois de feito esses processos é só esperar suas coisas chegarem lindas e maravilhosas na sua casa (ou pegar no VAC do Rio, se você morar lá) e pronto! =)


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Novos Acontecimentos

No finalzinho de abril, recebi a carta de benefícios do CNPq. Este é um dos documentos que serão necessários para o visto, que comprova que o CNPq vai pagar meus estudos e minha estadia lá na Inglaterra.

Há poucos dias, recebi o contato da universidade, eles me pediram para conferir meus dados em um documento, pois é baseado neste documento que eles farão meu CAS (Confirmation of Acceptance for Studies). O CAS confirma que a universidade de lá me aceita, e também é necessário para fazer o visto.

E hoje eu recebi outro contato da universidade, dessa vez para fazer a solicitação do alojamento.
Essa etapa é bem simples, no site da universidade tem as opções de dormitórios. O que tive de fazer foi colocar uma ordem de preferência, e eles vão me colocar no primeiro local que tiver vagas! =)
Claro que eu coloquei em primeiro lugar o Woodland Halls - que é o único alojamento que tem banheiro individual - mas como todo mundo deve colocar isso também, não estou esperando ficar nele. =P