terça-feira, 14 de maio de 2013

Preparação para o visto


Cada dia que passa a viagem se aproxima, e não só ela, mas também o final do semestre da faculdade daqui, então vou aproveitar que não estou com muita coisa pra fazer agora e deixar tudo encaminhado para os passos que virão a seguir, e o visto é um deles.


Eu só viajo em setembro, portanto ainda não posso encaminhar o visto - não é aconselhável que seja feito o visto com mais de três meses de antecedência da viagem.
O visto necessário para viajar pelo Ciência sem Fronteiras é o Tier 4 (General) e os documentos necessários para fazê-lo são:

1 - CAS (Confirmation of Acceptance for Studies) - é um código de 14 dígitos misturando números e letras.  É feito pela universidade de lá e provavelmente virá junto com uma carta/e-mail contendo informações sobre  o estudante e o curso;
2 - Carta de concessão de bolsa do CNPq - é uma carta, assinada digitalmente, que nos é enviada por e-mail;
3 - Certificado de proficiência (IELTS ou TOEFL) - este até onde eu sei, tem de ser o oficial, que vem pelo correio (mas vi que tem pessoas que fizeram com o certificado online do TOEFL);
4 - Appendix 8 preenchido;
5 - Formulário online preenchido para o agendamento do visto - este formulário é o que tem no site do VAC (Visa Application Centre);
6 - Histórico escolar em português  - o mesmo enviado quando foi feita a inscrição.
7 - Histórico escolar em inglês  - novamente, o mesmo enviado quando feita a inscrição. Detalhe: não será aceitos um histórico que não seja igual ao enviado na inscrição;
8 - Passaporte.


Cada um destes documentos precisa ser entregue no VAC com uma cópia, caso não seja entregue esta cópia, você corre o risco de que o seu documento original não retorne para você. Além disso, é bom já levar as cópias de casa, pois eles não fazem cópias lá.
Resumindo: tão nem aí se tu esqueceu algo! hahaha

Depois de preencher o cadastro online (item 5 da lista acima) você tem que agendar um horário em algum VAC. Existem três opções de escritórios, um em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro em Brasília. É lá que terão de ser levados os documentos listados acima.


Pagamentos:

O valor do visto em si é pago pela internet, depois de preencher o formulário online, e juntamente com este valor entra o imposto.

Lá no VAC é feito o pagamento do Sedex para a devolução dos seus documentos e as fotos que tem de ser tiradas. Mas aqui entra um detalhe, o pagamento deve ser feito através de cartão de crédito ou débito, eles NÃO aceitam em dinheiro.

Pelo que sei, é isso!
Depois de feito esses processos é só esperar suas coisas chegarem lindas e maravilhosas na sua casa (ou pegar no VAC do Rio, se você morar lá) e pronto! =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário