Hora de fazer inveja alegrar os leitores nerds do meu blog! Uhuuul!
Na semana passada aconteceu o Animex, um evento de animação e games realizado anualmente pela Teesside University.
Essa é a 15ª edição do evento e ele consiste em uma semana inteira sem aulas (yey!), e com palestrantes muito interessantes, além disso, a semana conta com workshops, e o British Animation Awards - um festival de animações britânicas - e da exibição de filmes relacionado com animação e games.
Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site do Animex.
Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site do Animex.
A seguir, detalhei as palestras que aconteceram em cada dia do evento, e coloquei links relacionados com os palestrantes e os assuntos discutidos.
Dia 1
Rex Crowle, da Media Molecule, falou sobre o jogo Tearaway.
A palestra foi bem interessante, o Rex é bem simpático e nos falou sobre os desafios de fazer o jogo, além do processo de brainstorming e construção da estética do jogo e dos personagens no "estilo papel".
Barry Meade, nos falou sobre o jogo The Room, desenvolvido pela Fireproof Games. Barry falou dos desafios que a equipe teve por criar, pela primeira vez, um jogo mobile, sobre o desenvolvimento do jogo e de como, para a surpresa da equipe, ele fez sucesso rapidamente, ganhando diversos prêmios.
Austin Wintory, trabalh como compositor musical e criou as músicas do jogo Journey e mais recentemente do The Banner Saga. Ele nos falou principalmente sobre a criação das músicas para o The Banner Saga, nos mostrando desde o processo do contato com os desenvolvedores até a composição das músicas e por fim, nos contando como elas foram gravadas. A palestra em si foi muito interessante, e o diferencial foi que ele tocou vários trechos na hora, em um teclado. =)
Rhianna Pratchett e James Swallow, ambos escritores para games nos falaram sobre a carreira deles e sobre a importância da história nos jogos. Entre diversos títulos, eles escreveram Deus Ex (James) e Tomb Raider (Rhianna).
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Mark Davies, da Naughty Dog, falando sobre a narrativa do The Last of Us, e como o level design influencia na na forma como a história é percebida e consequentemente na experiência do jogador.
Ele falou sobre a pesquisa feita para o local onde o jogo se passa, a estrutura utilizada no desenvolvimento de cada nível, e como a empresa trata certas partes no jogo (encontrando os inimigos, se separando do personagem secundário, etc).
Links:
À noite, hora de ir ao cinema assistir e votar nos curtas de animação que estão concorrendo ao British Animation Awards (a lista de filmes concorrentes está no link abaixo).
Links:
Após o BAA, assisti a um documentário chamado Persistence of Vision, que conta a história de Richard Williams - um dos melhores animadores que já existiu - e do seu sonho que nunca foi realisado, um filme que ele começou a fazer, e mesmo depois de 30 anos de trabalho, não conseguiu concluí-lo.
Dia 2
O sengundo dia do Animex começou com uma ex-aluna da universidade, Jemma Harris, que atualmente é chefe de produção na empresa 22Cans. Ela contou sobre a experiência que tiveram com o Kickstarter, nos falando como ela e sua equipe fizeram para conseguir passar por todos os altos e baixos, e por fim, como lançaram seu jogo Godus.
Links:
Georg Backer, atualmente na Hotsauce Interactive, nos falou sobre a sua carreira, como ele passou por diversas áreas na indústria de jogos digitais e das suas experiências tendo trabalhado tanto em empresas quanto como desenvolvedor independente.
Karla Zimonja, da The Fullbright Company, foi entrevistada pela jornalista da área de games Cara Ellison. Karla falou sobre o jogo Gone Home e sobre o gênero dos jogos de exploração, no qual Gone Home se encontra.
Links:
Andy Bastable nos falou sobre os desafios de desenvolver o Kinect Sports Rivals para o xbox one. Ele fez uma demonstração de como o jogador é inteiramente escaneado pelo kinect, com direito à percepção da cor da pele e cabelos, além de detalhes super fiéis à vida real.
Links:
Ashraf Ismail, da Ubisoft, nos contando os desafios de dirigir Assassins Creed IV: Black Flag. Ele nos falou sobre o engajamento da equipe, as ideias iniciais e nos mostrou os primeiros testes das mecânicas do jogo.
Links:
Dia 3
O terceiro dia foi o dia dos workshops. Como eu não comprei ingresso para nenhum, fui no museu da cidade, o MIMA, assistir à uma masterclass gratuita do artista Max Hatler, que tem em seu portfólio diversas animações abstratas.
Links:
Max Hatler no MIMA
Max Hatler no MIMA
À noite, assistimos à curtas internacionais no cinema,e depois ao filme Rio 2096: uma história de amor e fúria, do brasileiro Luiz Bolognesi.
Dia 4
Ed Hooks, que atualmente dá aulas de atuação para diversas áreas (inclusive para animação) falou sobre a importância dos "malucos" na indústria e de como o mercado atual no geral, não inova. Ele é um senhor fofo e é impossível não gostar dele! A palestra dele foi MUITO boa!
Links:
Ed Hooks
Links:
Ed Hooks
Mike Chapman e Thomas Knight, da Mill London trouxeram dois comerciais feitos pela empresa, nos falam sobre como eles foram produzidos e como foram feitos os efeios especiais, eles nos mostraram o processo de pesquisa, pré-produção e finalização dos comerciais.
Representantes de seis diferentes estúdios nos deram dicas sobre o que as empresas da área estão procurando no profissional que vai entrar no mercado de trabalho e sobre as oportunidades de trabalhar com eles.
Links:
The Third Floor
Double Negative
The Mill London
DreamWorks
Framestore
MPC
Links:
The Third Floor
Double Negative
The Mill London
DreamWorks
Framestore
MPC
Double negative falou sobre o filme The World's End, nos mostrando o processo de gravação do filme, utilizando pouquíssimos efeitos especiais feitos do computador e muita mão na massapra fazer a maioria dos efeitos na vida real.
Links:
The World's End
Double Negative
Links:
The World's End
Double Negative
Liam Russel, da Framestore, nos mostrou o processo de produçao dos efeitos visuais do filme Gravidade, desde a gravação com os atores, até todos os efeitos de computação gráfica que compõe praticamente o filme todo.
Links:
Dia 5 - Sexta-feira
Max Howard, da Max Howard Consulting Group nos deu dicas de como fazer um bom portfolio sobre uma ideia para "vendê-la" à indústria, além de como nos portarmos em uma entrevista e de como devemos estar sempre preparados.
James Burr, ex-aluno da Teesside Uniersity, nos falou sobre como foi o processo de sair da universidade e entrar no mercado de trabalho além de nos mostrar seus trabalhos atuais na empresa The Thord Floor.
Links:
The Third Floor
Links:
The Third Floor
Shelley Page, da DreamWorks nos mostrou uma seleção de animações que para ela, são as melhores atualmente. Foi uma hora bem interessante, pois assistimos à vários estilos diferentes de animações, com diferentes tipos de história.
Links:
DreamWorks
Stuart Sumida, um professor de biologia, nos falou sobre sua carreira no ramo da animação. Ele ensina anatomia animal para diversos produtores e animadores, desde A Bela e a Fera, até os dias atuais. Além disso, ele também nos ensinou um pouco sobre a biologia por trás dos animais.
Links:
Stuart Sumida - Quando eu tentei acessar, o site dele estava fora do ar, então se não estiver funcionando, me desculpem ;)
Dan Lund, Animador de Efeitos especiais no filme Frozen, da Walt Disney Animation Studios, nos falou sobre como foi trabalhar no filme e nos mostrou o processo de criação dos efeitos especiais, desde a pesquisa sobre neve e gelo até os primeiros testes e então as versões finais.
Links:
Frozen
Walt Disney Animation Studios
Chegamos ao fim da semana, e o que eu posso dizer é que apesar de eu estar exausta física e psicológicamente o Animex valeu cada centavo do investimento e ainda um pouco mais. Aprendi muito sobre as áreas abordadas e tive a oportunidade de falar cara a cara com os palestrantes, o que é muto, muito bom! Eu pude ver o como entrar no mercado de trabalho nessas áreas não é nem um pouco impossível, basta ter um portfólio do que a gente sabe fazer. Se eu tivesse como, gostaria de voltar ao Animex todos os anos!
Vale lembrar que o conteúdo desse post foi todo escrito por mim, sendo assim, eles são inteiramente pessoais e tem a minha visão de como foram as palestras e atividades. As imagens e logos eu retirei do site do Animex ou do site das respectivas empresas/jogos/animações.
O post acaba aqui! Espero que vocês tenham gostado.
Um super abraço, e até o próximo post! =)
NOTA:
Preciso pedir desculpa aos meus leitores pela forma como eu escrevi.
Eu nunca senti dificuldade em escrever antes, mas depois de uma semana inteira ouvindo e falando inglês o dia inteirinho, eu senti MUITA dificuldade pra escrever em português.
Apesar disso, eu tentei traduzir tudo que eu sabia (e o que eu não sabia também!) pra deixar o mais acessível possível pra quem for ler, mas infelizmente tem algumas palavras ou expressões mais técnicas que não tem tradução, então eu tive que deixar em inglês.
Eu nunca senti dificuldade em escrever antes, mas depois de uma semana inteira ouvindo e falando inglês o dia inteirinho, eu senti MUITA dificuldade pra escrever em português.
Apesar disso, eu tentei traduzir tudo que eu sabia (e o que eu não sabia também!) pra deixar o mais acessível possível pra quem for ler, mas infelizmente tem algumas palavras ou expressões mais técnicas que não tem tradução, então eu tive que deixar em inglês.
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