segunda-feira, 15 de abril de 2013

Como me inscrevo? - Etapa 2

Olá!
Se você quer saber como se inscrever desde o início, veja o post Como me inscrevo? - Etapa 1.

Na etapa 2 nós entramos em contato diretamente com o portal do país para o qual queremos ir, sendo assim, cada país tem o seu próprio portal e então para cada país esta etapa será diferente.

Como meu destino de escolha foi o Reino Unido, este post talvez não ajudará tanto quem está querendo ir para outros lugares, porém fique à vontade para mandar suas dúvidas que eu ajudo a achar uma resposta ;)


Concluí a etapa 1 no dia 14 de janeiro de 2013, como consta no documento que é gerado no final da inscrição. Como eu sabia que os resultados finais só chegariam próximo ao dia 17 de abril, nem esquentei e vivi a vida normalmente. =)

No dia 01 de Março a Sarah (a moça lá do UK responsável por entrar em contato com a gente) me mandou um e-mail contendo um link para o portal do Reino Unido.
Eu tinha de escolher três opções de cursos, cada um em uma universidade diferente e essa inscrição precisaria ser feita até o dia 10 de março.
É importante deixar claro que tem que ser universidades diferentes. Eu havia escolhido dois cursos na mesma universidade, chegou a hora de me inscrever, tive de procurar de última hora um outro lugar para estudar pois o sistema não deixava cadastrar.

Segui os passos deles e acabei por selecionar as seguintes universidades e cursos:

  1. Teesside University - Computer Animation & Visual Effects
  2. Leeds Metropolitan University - Creative Media Technology
  3. University of Portsmouth - Digital Media
Nessa etapa temos de mandar outros documentos solicitados. Para ir para o UK, temos que mandar:
  • Histórico de graduação traduzido;
  • Digitalização do certificado original da proficiência;
  • Digitalização do passaporte;
  • Personal Statement
Mas que diabos é esse Personal Statement?
Basicamente é uma carta que temos que fazer dizendo pras universidades o porque de eles nos chamarem. Farei um post especial sobre ele em breve, e então eu atualizo aqui. =)

Tudo devidamente preenchido e enviado. Hora de esperar de novo!
No próximo post eu falo sobre os e-mails que já recebi e o que já aconteceu até agora!


2 comentários:

  1. Tatiane,

    A gente vai precisar do passaporte exatamente em que fase da inscrição?! Quando formos escolher as três universidades que queremos ir é?!
    Porque tipo, eu olhei no edital da chamada pra janeiro de 2014 (que foi o que eu me inscrevi) e o cronograma tem lá falando que dia 9 de agosto de 2013 é o prazo final pra homologação das candidaturas, então precisarei do passaporte antes ou depois desse prazo?!

    oobrigada ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catarina!

      Você está certa, só vai precisar do seu passaporte na hora de fazer a sua inscrição no portal do Reino Unido, junto com a escolha dos cursos, e não antes. =)

      Mas é bom você ir providenciando, caso ainda não tenha. Pois é um documento necessário para a conclusão desta etapa e consequentemente, para poder ser homologada.

      Abraço! =)

      Excluir