segunda-feira, 22 de julho de 2013

Como me inscrevo? - Complemento

Resolvi fazer um post explicando melhor sobre o processo de inscrição, já que várias pessoas vieram tirar dúvidas sobre essa parte.

Já vou avisando que esse post vai ficar comprido! Eu vou postar passinho por passinho do que eu fiz pra me inscrever pro Reino Unido, com as datas, pra vocês terem uma ideia do que é preciso ser feito e do tempo de espera entre as etapas.

Sem lenga-lenga! Vamos lá então! =)


Passo 1

A inscrição no site do CSF.

Essa parte é simples e eu falei dela nesse post, então quem tiver dúvidas é só olhar nele. =)

Mas eu sugiro que antes de qualquer coisa, você leia o edital.
Quando eu digo ler, eu quero dizer pra quase decorar ele! Muita gente depois tem dúvidas que estão mais do que bem explicadas no edital, por isso eu sugiro ler.

Isso vai pra quem lê direitinho o edital e os e-mails:

Depois de se inscrever, vai ser gerado um PDF semelhante ao abaixo. Como vocês podem ver, fiz minha inscrição no dia 14 de janeiro.


Depois de ter esse recibo em mãos, o que vocês terão pra fazer é ESPERAR. Nada mais que isso. Não precisa escolher universidades, não precisa fazer nadinha. Pode até esquecer que existe o Ciência sem Fronteiras! =P

OBS: Só não pode esquecer de olhar o e-mail! Isso é importantíssimo! Quando chegarem os e-mail, ninguém vai querer perder tempo, aposto! =)


Passo 2

No dia 01 de março (quase dois meses depois da inscrição!) é que eu fui ouvir falar do ciência sem fronteiras de novo...
Recebi um e-mail lá do pessoal do SwB UK (Science without Borders) com o link pro portal deles, onde eu faria a parte 2 da minha inscrição.



Como dá pra ver ali no print, o limite pras inscrições era dia 17 de Abril, ou seja, mais de um mês. Então não se preocupem que tem bastante tempo pra olhar e escolher as 3 universidades desejadas.

Esse portal deles tem uma coisa bem interessante. Depois que você cadastra a sua proficiência, ele filtra as universidades de acordo com a nota, ou seja, você não vai correr o risco de escolher uma universidade que não te aceitaria pela nota. 
E é por isso que eu não sugiro que fiquem olhando muitas universidades antes dessa parte, porque além de não saber se ela vai ofertar mesmo o curso que você está olhando, essa universidade pode não te aceitar pela proficiência...

Ah! Nesse portal, também é necessário escrever o Personal Statement.

Depois disso, o que tem que fazer é ESPERAR de novo! =P
Sei que é uma droga isso, mas não tem o que fazer... O jeito é tocar a vida pra frente e checar o e-mail diariamente.


Passo 3

A universidade que você escolheu por primeiro vai olhar o teu cadastro e te avaliar, então ela pode te conceder uma vaga.
Se a primeira não te aceitar, passa pra segunda, e se a segunda não te aceitar, passa pra terceira.

- Ah meu pai! E se a terceira não me aceitar, o que eu faço? Sento e choro?

Não. Calma. Se a terceira não te aceitar, tem a possibilidade de que uma quarta universidade, muito bondosa e com o coração cheio de compaixão, te aceite. 

Coisa boa, neh? =)

Enfim, independente de qual universidade te aceitou, a offer évai se parecer com isso:



Eu recebi oferta da primeira universidade que eu escolhi, porém, como dá pra ver ali, não foi pro curso que eu havia escolhido. E como eles deixaram bem claro, eu não ia receber outra oferta, nem que fosse de uma outra universidade. Então era pegar ou largar.

Por isso que eu volto a dizer: não adianta olhar universidades e cursos antes. Se até o curso que estava no portal do SwB foi removido, imagina os que não estão lá. =P

OBS: Isso aconteceu com o Milton também, então eu diria que não é uma coisa tão rara assim.

Depois de ter aceitado a oferta contato é mais direto com a universidade mesmo, eu não vou entrar em detalhes a partir daqui porque eu acho que deve variar bastante de universidade pra universidade.


Detalhes importantes:

  • NUNCA entre em contato diretamente com as universidades de lá, seja para o que for. Se não te deram um e-mail pra contato, é porque você ainda não tem que falar com eles. A partir do momento em que eles entrarem em contato contigo, eles disponibilizam a Sarah (linda *_* ) que tira todas as tuas dúvidas.

  • Você raramente vai ter de ir atrás de um lugar pra morar lá. A sua universidade de lá é que vai ficar responsável por isso e o CNPq/CAPES é que paga diretamente para a universidade.

  • Você vai ter que arcar com o valor do seu passaporte (faça ele o quanto antes!)


  • Você vai ter que arcar com os gastos do seu visto, tanto o valor do visto quanto às passagens pra ir até o local (e só tem como fazer o visto em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília).

  • Você vai ter que arcar com o valor da proficiência (faça ela o quanto antes também!)

  • Se a sua nota na proficiência não for boa o suficiente para que você ingresse diretamente nos estudos acadêmicos, você pode fazer o PSE (Pre-Sessional English), um curso de inglês que pode durar 3 ou 6 meses, de acordo com as suas notas. Depois do curso, você faz uma nova proficiência (que se eu não estiver errada é a universidade de lá que paga) e se tiver nota o suficiente, continua com os estudos, senão volta pro Brasil.
Acredito que seja isso!
Eu espero ter tirado algumas dúvidas que ainda restavam! =)
Qualquer coisa, podem perguntar!
Abraços e até a próxima! =)

4 comentários:

  1. Tati, parabéns pelo seu blog, acho muito bom, continue fazendo posts que fico acompanhando, estou me inscrevendo para ir em janeiro, e só de ver seus posts já dá um gostinho de como é todo o processo e tira muitas dúvidas tbm, beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Murilo! =)
      Boa sorte com a sua aplicação!
      Fica de olho que logo vai ter post novo! ;)
      Abraço!

      Excluir
  2. Tati, seu blog é o melhor que eu vi até agora! Obrigada por disponibilizar suas experiências para a gente.
    Me inscrevi para ir em janeiro, e uma das "confusões" que ninguém sabe responder é sobre o personal statement...
    Já disseram que é obrigatório, mas também já disseram que só quem vai fazer o PSE que precisa escrever o PS.
    Só pra eu dormir tranquila (ou não), tenho que escrever o personal statement?! É obrigatório mesmo?!
    Obrigada de novo, a propósito: o design do blog é lindo! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Martinha!
      O Personal Statement é parte da nossa avaliação geral (como se fosse a proficiência ou os históricos, por exemplo), então ele é obrigatório. Todo mundo tem que escrever, independente de se vai ou não fazer o PSE.

      Como eu já disse outras vezes, a coisa mais gratificante é receber estes retornos de vocês. *_* Fico realmente muito feliz que você esteja gostando do blog! Espero continuar ajudando! Muito obrigada! =)

      Excluir