terça-feira, 20 de agosto de 2013

VTM x DilmaCard - Tirando dúvidas

Muitos dos bolsistas do Ciência sem Fronteiras tem dúvidas a respeito da necessidade de fazer um VTM. Nesse post eu vou explicar o porque da necessidade dele.

O Cartão Bolsista, ou DilmaCard, pros íntimos, é a forma do governo depositar a bolsa dos estudantes enquanto eles estiverem lá. Nesse cartão os bolsistas receberão o dinheiro na moeda do país em que estão indo, e podem utilizá-lo como um cartão de débito, em qualquer lugar que aceite a bandeira Master Card.

Leitor: Mas então, Tati, por que diabos eu tenho que fazer um VTM, se a gente pode usar o cartão do governo?

Por um motivo que muita gente ignora: os bolsistas recebem as parcelas das três primeiras mensalidades e os valores do seguro saúde, auxílio instalação e auxílio material didático, ainda aqui no Brasil, e em reais. Esse dinheiro é depositado em uma conta que eles pedem pra cadastrarmos, que pode ser de qualquer banco.

Sendo assim, é importantíssimo que seja feito um VTM, uma vez que é mais seguro do que levar o dinheiro para lá em espécie, e faz-se uma economia considerável em relação à utilizar o cartão de crédito (a taxa de IOF do cartão de crédito é 6,38%, enquanto no VTM é 0,38%).

Nesse link está super explicadinha essa parte das mensalidades da bolsa (exceto que eles dizem que a gente recebe duas mensalidades aqui no Brasil, mas a gente recebe três mesmo. E não me pergunte o porquê =P )

Espero ter ajudado!
Até o próximo post!

4 comentários:

  1. Oi Tati!

    Aqui é a Gi, que era tua colega de inglês há vários anos :P

    Achei muito legal o teu blog e muito explicativo!
    Eu quero viajar pelo CSF algum dia, então achei bem interessante todas tuas explicações.

    Continua postando que eu vou acompanhar tudo haha

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi!
      Quanto tempo *_*

      Que bom que tu gostou do blog!
      Eu acho que se tu tiver a oportunidade, tem que se inscrever mesmo, pois é uma oportunidade bem interessante!

      Vou continuar postando todos os detalhes e as novidades! ;)

      Beijão!

      Excluir
  2. Ei, Tati, tudo bom? Olha, continuo sem entender a necessidade do VTM se a gente pode simplesmente levar o DilmaCard pra la... Ou seja, não vamos estar com dinheiro em mãos! Você me explicar isso de novo, por favor? Não ficou muito claro pra mim! E outra coisa... O Governo fala para cadastrarmos em uma conta... Ou seja... É necessário que tenhamos uma conta corrente aqui no Brasil, em qualquer banco, para termos o DilmaCard funcionando? E o BB Americas, o que tem a ver com isso? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana!

      Eu separei as tuas perguntas porque me parece mais fácil de entender, certo? =)

      Pergunta: E o BB Americas, o que tem a ver com isso?

      Resposta: O BB Américas é o fornecedor do nosso cartão bolsista (o popular DilmaCard =P), portanto, é nessa parte da história que ele entra. Sempre que quisermos ver o nosso saldo ou coisas do gênero, é no site do BB Américas que teremos que entrar.

      Pergunta: Olha, continuo sem entender a necessidade do VTM se a gente pode simplesmente levar o DilmaCard pra la

      Resposta: O DilmaCard funciona como um VTM, mas com uma diferença: SOMENTE O GOVERNO PODE DEPOSITAR DINHEIRO NELE.
      A gente recebe ele com 0 de créditos, e só vamos receber a bolsa nele quando formos receber a segunda leva das mensalidades, ou seja, depois de três meses que já estivermos no nosso país de destino.

      Pergunta: O Governo fala para cadastrarmos em uma conta... Ou seja... É necessário que tenhamos uma conta corrente aqui no Brasil, em qualquer banco, para termos o DilmaCard funcionando?

      Resposta: Aqui eu acho que você confundiu um pouquinho. A conta que eles pedem que a gente forneça não tem a ver com o DilmaCard. A gente tem que fornecer à eles uma conta nossa aqui no Brasil, de qualquer banco, pra que eles possam depositar a parte inicial da nossa bolsa, que como eu disse ali no post nós recebemos em reais.

      Esse dinheiro que a gente recebe não tem nada a ver com o Cartão Bolsista, o cartão estará funcionando assim que você habilitar ele (fiz um post sobre isso aqui >> http://tctome.blogspot.com.br/2013/06/desbloqueando-o-dilmacard.html ) e não tem a ver com a nossa conta bancária.

      Enfim, a gente vai ter que ir atrás de trocar este primeiro valor que recebemos para libras, e por isso é interessante a ideia de adquirir um VTM. =)

      Eu espero ter respondido às suas perguntas, mas se sobrou alguma dúvida é só pedir de novo! =D
      Um beijo!

      Excluir